sexta-feira, 22 de julho de 2011

A fé em Jesus não é religião

Gostaria apenas de deixar esse vídeo que vi recentemente, muito bom, explica tudo que pessoas devem saber a respeito da sua própria "religião"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto Piauí 2011 - Parnaguá


 Essa é a segunda vez que eu participo do Projeto Piauí, comecei indo ano passado quando foi em Gilbués. Lá, conheci algumas pessoas, mas, devido ao meu comportamento, me isolei jogando sudoku. Muito arrependido de não ter conversado mais com determinadas pessoas, esse ano resolvi me socializar mais, então levei só o Silmarillion para ler.
 Desta vez, fomos para Parnaguá, que fica mais ou menos a mesma distância de Gilbués, mas entrando por outra estrada. É uma cidade pobre, mas que possui a maior lagoa de todo o Piauí (hail wikipedia), ficamos uma semana em uma escola municipal chamada Padre Plácido, no bairro mais "barra pesada" da cidade.
 A equipe de projetistas foi bem variada, com vários adolescentes, jovens e adultos. Eu fiquei na parte da logística (FACA NA CAVEIRA MERMÃO), junto de outros 7 companheiros. O trabalho foi bem pesado, tanto que a minha LER da mão esquerda puxou bastante nesses momentos.
 Agora, alguns podem se perguntar, por que que um bando de gente vai pro Piauí passar uma semana trabalhando debaixo de um Sol escaldante e com um sorriso no rosto? Simples, porque Deus manda que levemos o evangelho a toda criatura, e o Piauí é o estado menos evangelizado do país, logo, deve ser dado uma maior atenção a ele.
 Foi um grande prazer trabalhar lá esse ano, principalmente porque pude vencer um bloqueio mental de evangelizar pessoas desconhecidas. E também fiquei muito feliz de ver os adolescentes (que eu ajudo a liderar) trabalhando com crianças junto de um grupo de meninas de Corrente que foi nos ajudar (o que incluí uma das donas desse blog >>>aqui<<<).
 E como sempre, eu não pude deixar de observar o comportamento humano. Quando se está perto de pessoas que tem uma condição social menor do que a sua, você acaba notando o tanto que a desigualdade é algo muito evidente em nossas vidas, e que muitas vezes nós temos medo de sair da nossa zona de conforto para servir as outras pessoas (como a bíblia manda), e que é muito gratificante você olhar nos olhos de uma pessoa idosa que você acaba de ajudar e ela lhe dizer com uma sinceridade imensurável "Obrigado e que Deus abençoe esse trabalho de vocês". Tive o prazer de ouvir várias histórias, várias delas muito comoventes, aprendi muito com isso, e espero conseguir passar isso adiante. E é claro, é uma população extremamente carente, mas ao mesmo tempo muito receptiva aos cuidados de quem deseja ajudar.


As terras ermas do Piauí possuem uma característica predominante de caatinga, mas nota-se muita parte de cerrado na região onde ficamos (mais ao sul), mas haviam lugares lá que realmente eram cenas de Globo Repórter, pobreza ao extremo! E o Sol então? Quente no 12 junto de muita poeira. Mas eu digo que é bom passar dificuldade as vezes, para aprendermos a dar valor naquilo que nós temos, e ver que realmente Deus recompensa aqueles que creem nEle.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais um fim de semestre

 Só pra constar... tem muito tempo que eu não atualizo isso aqui, então resolvi passar aqui antes da minha viagem pro Piauí pra contar um pouco da minha semana.
 Bom, finalmente, depois de 6 meses de espera, entrei de férias. Uma última prova de bioquímica na quarta feira me fez pensar o tanto que esse período foi corrido e cheio de novas experiências. Muitos pensamentos, poucas conclusões, muitas certezas a respeito das pessoas que me cercam.
 E pra comemorar minha entrada nas férias, resolvi exercitar meu esporte nerd predileto... ir ao cinema sozinho. Antes de entrar na seção, encontrei alguns conhecidos, um amigo também nerd da minha igreja e uma boa amiga que me ajudou a lembrar o nome de um livro que quero comprar.
 Na verdade acabou que eu não fui sozinho, encontrei um velho amigo que também estava indo ver o mesmo filme que eu (também sozinho), então fomos ver o filme juntos. Vimos "Se beber não case 2", muito engraçado, apesar do humor meio pesado as vezes. Ficou bem parecido com o 1, e a trilha sonora é muito boa também.
 Logo na saída, encontrei uma amiga que há muito não via, e a qual considero muito. Ela estava indo ver "Transformers o lado escuro da Lua", como eu queria muito ver esse filme, resolvi ver um segundo filme no dia. Me despedi do meu amigo e fui ver o filme. Dessa vez sozinho já que a minha amiga já estava acompanhada. Quase chorei ao ver que o filme era dublado, e que não iria ouvir a lendária quote "I'm Optimus Prime". Mas é muito bom também, vários efeitos especiais e uma boa trilha sonora também.
 Isso tudo sem muitos gastos... foram treze reais pros dois ingressos e mais um ovomaltine grande extra. Isso prova que é perfeitamente possível se divertir tendo pelo menos vinte reais no bolso.
 Dessa vez não parei pra analisar o comportamento humano, simplesmente quis sair para aliviar a cabeça. Agora é me concentrar e descansar para o Projeto Piauí... uma semana sem computador trabalhando igual a um condenado, mas é muito bom.